Entrando Na Filosofia Estratejik Tinju Do






Treinamento do Chi no ETD





A correta respiração é considerada uma grande habilidade, e o treino do chi auxilia nesta conquista. Ser capaz de controlar a respiração durante os treinos ou no combate é difícil e pede uma considerável   prática.
Na execução dos exercícios o praticante deve seguir os seguintes passos:  manter a língua no céu na boca, os dentes juntos, mas não trincados, e o maxilar relaxado. A respiração deve atravessar o nariz numa velocidade constante até atingir os pulmões. Quando o ar é puxado pelos pulmões, o diafragma se contrai para permitir que os pulmões se expandam e se encham de ar. A cavidade abdominal se dilata quando a quantidade de ar ingerido enche os pulmões completamente.
A respiração interna cessa quando os pulmões não consegue mais puxar o ar. Neste ponto, o praticante deve continuar a puxar levemente o ar por mais alguns segundos até o máximo que puder se alojado. Aparentemente, parece que a pessoa está prendendo a respiração, entretanto, ela está apenas continuando a ingerir o ar. A respiração é exalada para fora do nariz, a cavidade abdominal se contrai e o diafragma se dilata a fim de ajudar na retirada do ar, que sai pelo nariz. Com a completa exalação do ar,  a pessoa deve continuar até que não saía mais ar de seus pulmões. Este método de continuar a inspirar quando os pulmões estão cheios e de expirar quando estão vazios traz numerosos benefícios. Desde que os pulmões estejam completamente cheios ou vazios, eles estão sendo exercitados.
Isso ajuda a desintoxicar o organismo e melhorar a oxigenação do cérebro e dos músculos, prporcionando mais energia e resistência.