Na madrugada deste domingo, Jon Jones se tornou o mais novo campeão do UFC, aos 23 anos. Sensação do MMA, o norte-americano faturou o cinturão dos meio-pesados com uma vitória sobre o brasileiro Maurício Shogun, por nocaute no terceiro round.
No embalo do novo "herói" dos EUA, o UOL Esporte montou uma lista com cinco prodígios dos ringues de vale-tudo, numa seleção que conta com o brasileiro Vitor Belfort como destaque. Confira:
No embalo do novo "herói" dos EUA, o UOL Esporte montou uma lista com cinco prodígios dos ringues de vale-tudo, numa seleção que conta com o brasileiro Vitor Belfort como destaque. Confira:
Jon Jones (EUA)
Poucas vezes um desafiante chegou tão como favorito como Jon Jones contra Maurício Shogun. Até o presidente do UFC, Dana White, não escondia a previsão de vitória do norte-americano de 23 anos. Além da altura de 1,94 m, Jones tem um estilo próprio de lutar, sem medo de apostar em joelhadas e cotoveladas - muitas delas com plasticidade ímpar, rodando o corpo. Com estratégias ousadas, o especialista em luta greco-romana e muay thai agora soma 14 lutas, com 13 vitórias, sendo apenas duas delas por pontos. O próximo rival deve ser Rashad Evans.
Vitor Belfort (BRA)
Veterano de 33 anos, Vitor Belfort se destacou aos 19. O brasileiro inclusive se considera o mais jovem campeão do UFC. Na verdade, ele venceu com esta idade um torneio de 12 lutadores do evento, sendo campeão antes da criação das atuais divisões de peso. O carioca se destacou desde o início contra rivais de peso muito superior e passou a colecionar títulos. Na sua mais recente luta, Belfort foi nocauteado logo no primeiro assalto pelo também brasileiro Anderson Silva.
BJ Penn (EUA)
O havaiano BJ Penn não é conhecido como "O Prodígio" à toa. Ele iniciou a carreira de forma meteórica, em 2001, conseguindo em poucos combates chegar ao título do UFC. Após empate e derrota pelo cinturão dos leves, ele acabou subindo a meio-médio para sua primeira conquista, no UFC 46, quando finalizou Matt Hughes pelo título. Na ocasião, ele estava com 25 anos e, depois disso, entre vitórias e derrotas, também chegou a ser campeão dos leves. Hoje, encontra-se em momento irregular, vindo de empate com Jon Fitch em eliminatória pelo título dos meio-médios.
José Aldo (BRA)
Um brasileiro da atualidade é nome forte nesta lista. José Aldo tem apenas 24 anos e já é considerado um dos três melhores lutadores, levando-se em conta todas as divisões do MMA. O peso pena começou cedo a carreira, em 2004, e já tem 19 lutas, com apenas uma derrota. Ele debutou no WEC em 2008 e, além de prêmios de "Nocaute da Noite", passou a colecionar vitórias por cinturão. A primeira foi em novembro de 2009, aos 23 anos, quando derrubou Mike Brown. Desde então, ele defendeu duas vezes o título e o colocará novamente em jogo em 30 de abril, no UFC 129, contra Mark Hominick.
Mauricio Shogun (BRA)
Apesar de ter sido derrotado por um prodígio neste fim de semana, Maurício Rua, o Shogun, já representou isso bem antes de seus atuais 29 anos. O brasileiro teve uma história rica no Pride, conquistando o título do GP dos pesos médios em 2005, quando passou por Quinton Jackson, Minotouro, Alistair Overeem e Ricardo Arona. Na ocasião, ele tinha 23 anos e nocauteou três dos quatro rivais antes do título. Mais tarde, Shogun conquistou o título dos meio-pesados do UFC contra Lyoto Machida, antes de perdê-lo para Jones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário